domingo, 4 de julho de 2010

POR QUE COMEMOS?


Objetivo: Refletir sobre os motivos e a importância de nos alimentarmos de forma saudável. Conhecer os alimentos, seus nutrientes e vitaminas.

Duração das atividades: Uma semana

Série: 3ª série

Desenvolvimento:

1- Na forma de cartaz coletivo, escrever “por que comemos?”. Após ouvir diversas respostas, comentar os principais motivos pelos quais nos alimentamos:
-Comemos porque sentimos fome: o estômago “avisa” (faz barulho) quando tem fome;
-Para crescer: os alimentos fornecem ao corpo os materiais necessários para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, músculos, pele, etc.;
-Para ter energia: quando estamos com fome, sentimos fraqueza, preguiça e cansaço, com vontade apenas de sentar ou dormir. Os alimentos é que fornecem a energia que o nosso corpo precisa para funcionar;
-Para ter saúde: os alimentos protegem o organismo de doenças. É por isso que se diz “quem come bem fica forte!”;
-Porque é gostoso: pense nos alimentos que você gosta, na sua comida favorita (citar exemplos)... só de pensar dá água na boca, não é? Comer é muito bom mas não devemos comer somente os alimentos de que gostamos e sim “de tudo um pouco” pois cada alimentos tem uma importância diferente.

2- Convidar as crianças a ouvir a música “comer, comer” – Balão Mágico. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=e_jj88-T1vA

3- O professor poderá entregar a letra da música, disponível em: http://letras.terra.com.br/a-turma-do-balao-magico/711157, no modo impresso,e, junto aos alunos, destacar os alimentos que eles consideram saudáveis e não saudáveis.
Obs: a partir da música o professor poderá propor diferentes atividades, como cruzadinha, caça-palavras, interpretação de texto, etc.

4- Problematização: A música nos traz algumas mensagens importantes, tais como, é preciso nos alimentar para não adoecermos, para termos energia e crescermos fortes e saudáveis, contudo, ela também fala sobre comer a toda hora, e faz uma verdadeira mistura de alimentos. Diante da letra, podemos refletir:
- Será que comer a todo o momento, sem respeitar os horários das refeições, é saudável?
- Será que misturar um monte de alimentos e comer em excesso, não prejudicará nossa saúde?
- Vocês sabiam que os alimentos estão separados por grupos alimentares, e que cada um deles apresenta certo tipo de nutriente e vitamina?

5- Atividade prática : alimentação saudável
Avaliar o conhecimento dos alunos a respeito do tema alimentação saudável.

Material necessário
Desenho de um personagem (x)
4 sacolas transparentes (use saco de lixo, por exemplo), contendo diversos tipos de embalagens, figuras ou nomes de alimentos, sendo:
1 sacola com doces, refrigerantes, salgadinhos (A)
1 sacola com vegetais e frutas (B)
1 sacola com arroz, carne, feijão, leite e pão (C)
1 sacola com um pouco de alimentos de cada grupo (D)

Procedimentos:
Divida a turma em grupos, um para cada sacola. Os grupos deverão mostrar o conteúdo de cada uma delas e discutir qual sacola x deve escolher para ter uma boa alimentação. Espere a resposta da turma e mostre o que aconteceria com x em cada caso:
A = engordaria e não teria saúde pois os doces, refrigerantes e salgadinhos não alimentam de verdade, só servem para engordar.
B = emagreceria, não teria energia para brincar, estudar, trabalhar, não cresceria o suficiente.
Apesar de as frutas e verduras serem alimentos bastante saudáveis não se pode comer somente esses tipos de alimentos.
C = poderia ficar doente com facilidade, não cresceria direito, etc., pois estão faltando alimentos importantes com as frutas e os vegetais que contêm substâncias importantes para o desenvolvimento e saúde das pessoas.
D = saúde! Energia e força para as atividades, além de crescer corretamente pois come alimentos de diversos tipos. Explicar que não precisa deixar de comer nada, apenas Ter cuidado com a quantidade que se come e os tipos de alimentos que se escolhe.
Nós somos seres inteligentes e podemos fazer boas escolhas, como por exemplo, dar preferência aos alimentos que nos mantêm saudáveis (como pães, massas, arroz, feijão, frutas, verduras, carnes e leite).

6- Neste momento o professor passa a explicar quais são os grupos alimentares existentes, e que existe uma porção diária de alimentos que devem ser ingeridos no dia-a-dia. Para isso, sugerimos que o professor utilize o laboratório de informática, ou caso tenha acesso a internet em sala de aula, poderá utilizar projetor multimídia e navegar pelo supermercado disponível em http://www.canalkids.com.br/alimentacao/grupos/index.htm.

No supermercado o aluno poderá encontrar os alimentos separados por grupos alimentares, e, clicando nestes, terá a explicação de cada grupo, bem como a importância de cada um em nossa alimentação diária.
Para além dessas explicações, o professor poderá dizer aos alunos que existe uma pirâmide alimentar, e que esta apresenta os alimentos que devem ser ingeridos em maior quantidade, bem como, aqueles que devem ser ingeridos em pequenas quantidades.

Porém, antes de apresentar a pirâmide, sugerimos que o professor tenha previamente, selecionando figuras de alimentos diversos de revistas, jornais e internet. Separar os alunos em pequenos grupos e entregar para cada grupo as figuras dos alimentos juntamente com a estrutura da pirâmide alimentar em branco.
Solicitar aos alunos que colem na estrutura da pirâmide as diferentes figuras de alimentos de acordo com que eles acreditam que devam ser mais ou menos ingeridos durante o dia. Explicar que, no topo da pirâmide devem ficar os alimentos ingeridos em menor quantidade, enquanto que na base, devem ficar os ingeridos em maior quantidade. Após terminarem as pirâmides, cada grupo deverá apresentar como ficou a estrutura de alimentação diária. O professor deve selecionar os erros e situações comuns, para, a partir da pirâmide correta, fazer as devidas explicações.



Pirâmide alimentar correta:

7- Jogar o jogo dos sete erros, com fim de diversão e distração, depois elaborar no editor de texto, um texto a partir do desenho “Especial fábrica de doces”.
Site a ser utilizado: http://iguinho.ig.com.br/jogo_sete_erros.html

8- Para finalizar, em duplas os alunos irão jogar o jogo das comidas: “Tipo de alimento”. Em uma geladeira, os alunos deverão separar por tipo de alimentos nas prateleiras.
O site a ser utilizado:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/jogos-comidas.html

ACADÊMICAS: Lianara e Talita

Nenhum comentário:

Postar um comentário