domingo, 4 de julho de 2010

Texto: " Teconolgia na Escola : criação de redes de conhecimentos "

Autora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

O uso da tecnologia de informação e comunicação - TIC na escola carrega em si mesmo as contradições da sociedade contemporânea. De um lado, a preocupação com os altos indices de analfabetos funcionais, por outro lado, o mundo digital invade nossas vidas.
Inserir-se na sociedade da informação é saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permita a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
A metáfora de rede considera o conhecimento como uma construção decorrente das interações do homem com o meio.
O uso da TIC na criação de rede de conhecimento traz subjacentes a provisoriedade e a transitoriedade do conhecimento, cujos conceitos articulados constituem os nós dessa rede, flexível e sempre aberta as novas conexões, as quais favorecem compreender " problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais ".
As conexões de rede tratam-se de uma constante abertura a novas interações, ao desafio de aprender a realidade em sua complexidade, em busca de compreender as múltiplas dimensões das situações que são enfrentadas, estabelecer vinculos entre essas dimensões, conectá-las com o que já conhece, representá-las, ampliá-las e transformá-las tendo em vista melhorar a qualidade de vida.
Na rede, aprender é descobrir significados, elaborar novas sínteses e criar elos, entre parte e todo, unidade e diversidade, razão e emoção, individual e global, advindos da investigação sobre dúvidas temporárias, onde a compreensão leva ao levantamento de certezas provisórias, ou a novos questionamentos.
" Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo " Paulo Freire.
Todos aprendem juntos e em colaboração, onde cada ser ajuda o outro a desenvolver-se e ao mesmo tempo também se desenvolve. Aprender em um processo colaborativo é planejar, desenvolver ações, receber, selecionar e enviar informações.
Nesta abordagem, a educação é como um sistema aberto, onde hà participação e descentralização flexível.
Tecer redes de conhecimento na escola, significa assumir a interação e a colaboração entre alunos, professores, funcionários, dirigentes e comunidade.
O papel do professor, é trazer os alunos para a investigação, para a problematização, desenvolvendo projetos, soluções de problemas, reflexões individuais e coletivas. E para ensinar precisamos organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreenção da complexidade do mundo e do ser humano.
Criar ambientes de aprendizagem com a presença das TIC, significa utilizar essas tecnologias para a realização de ações, para o desenvolvimento de reflexões que questionam as ações e provocam uma avaliação contínua. E esses professores que associam essas tecnologias aos métodos ativos de aprendizagem desenvolvem a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, articulam esse domínio com a prática pedagógica e com as teorias educacionais que os auxiliem a refletir sobre a própria prática e a transformá-la.
A aprendizagem é um processo de construção do aluno, onde cabe ao professor promover o desenvolvimento de atividades que provoquem o envolvimento e a livre participação do aluno. O professor atua como mediador, facilitador, incentivados, desafiador, investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem individual e grupal.
A incorporação da TIC na escola favorece a criação de redes individuais de significados e a constituição de uma comunidade de aprendizagem que cria a sua própria rede virtual de interação e colaboração. Mas para ela se incorporar na escola, é preciso ousar, vencer desafios, articular saberes, tecer continuamente a rede, criando e desatando novos nós conceituais que se inter-relacionam com a integração de diferentes tecnologias.

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