domingo, 4 de julho de 2010

Projeto - LIXO: Evite a Dengue

SITUAÇÃO DE ESTUDO

ACADÊMICAS: Lianara Antonia Weiss Deimling
Talita Ledur


SUJEITOS: Alunos de 2º ano


TEMA:
LIXO: Evite a Dengue



AÇÕES PEDAGÓGICAS MEDIADORAS


1ª ATIVIDADE:

PALAVRA - CHAVE: Lixo

Fazer um levantamento sobre o que os alunos sabem sobre o lixo:
• O que é lixo?
• Onde ele é produzido?
• Quais são os tipos de lixo?
• Para onde o lixo é levado?
• O que podemos fazer para diminuir a quantidade de lixo?
A partir da discussão os alunos levantarão suas dúvidas, seus questionamentos sobre o assunto para realizar uma pesquisa de campo.

2ª ATIVIDADE:

PALAVRA - CHAVE: Lixo

Analisar a realidade ambiental do lixo na comunidade na qual a escola está inserida, feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro.
Após a entrevista, refletir com a turma sobre a coleta realizada no bairro.


3ª ATIVIDADE:

PALAVRA - CHAVE: Lixo Úmido – Lixo Seco – Reciclagem

Os alunos irão trazer de suas casas vários tipos de lixo que produzem para em seguida em sala de aula realizar a “Estação de Reciclagem”. Separação do lixo: lixo úmido e lixo seco.





4ª ATIVIDADE:

PALAVRA - CHAVE: Compostagem – Temperatura – Decompositores

Realizar com os alunos a compostagem do lixo úmido que cada um deles trouxe de casa em uma garrafa pet.
O lixo úmido, como restos de alimentos, folhas e galhos de plantas, serão reciclado por meio da compostagem. Misturado com palha, serragem, cinzas e terra, o lixo úmido se transforma em um excelente fertilizante natural para o solo, que será utilizado na horta escolar como adubo.
Material:
• Garrafas PET;
• Tesoura ou Faca;
• Gaze ou tela fina;
• Balança;
• Termômetro;
• Palito de sorvete ou de churrasco;
• Material compostável (casca de frutas e legumes, casca de ovo, folhas secas etc).
Procedimento:
Discutir no grupo qual a melhor forma de montar uma composteira com a garrafa PET considerando os fatores que interferem na compostagem. Lembrar que a garrafa deve ser furada para que o chorume possa escoar.
Picar as cascas de frutas, legumes e folhas secas. Quanto menor tamanho mais fácil à decomposição.
Colocar em camadas alternando o material úmido e seco.
Espetar um palito de sorvete que será o indicador de umidade. Cobrir com a gaze ou tela.
Acompanhar o processo de compostagem diariamente observando a umidade, a temperatura e a presença de organismos decompositores.
Para medir a temperatura basta introduzir o termômetro no meio do material e esperar a temperatura estabilizar. Fazer a leitura.
Para verificar a umidade, tirar o palito e observar se ele está úmido ou seco. Se estiver muito úmido acrescentar material seco, se estiver muito seco umedecer com água ou com o próprio chorume coletado. Revolver o material e colocar o palito novamente.
Anotar o peso inicial e final a fim de verificar qual a quantidade de composto foi produzido. Discutir porque o peso diminuiu. A redução de volume pode ser verificada visualmente por meio de marcas (risca) na garrafa PET.
Anotar diariamente o observado e verificar o tempo necessário para que todo o material se transforme em composto.

5ª ATIVIDADE:

PALAVRA - CHAVE: Doenças – Vírus – Eclodir – Ciclo de Vida do Mosquito

Fazer uma roda de conversa na sala de aula sobre:
• Quais as conseqüências que o lixo causa na natureza? (a partir das respostas a professora dá enfoque ao conceito “doenças”) Doença é uma condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos.
• De que forma é transmitida a doença do “Aedes Aegypti”? (enfocar que a doença é transmitida pelo “vírus”) Vírus é um agente infeccioso microscópico, que causa várias doenças e provoca a produção de anticorpos.
Enfatizar que a água acumulada nos lixos é um lugar apropriado para os ovos da fêmea do mosquito Aedes Aegypti “eclodir”.

CICLO DE VIDA DO AEDES AEGYPTI:




O Aedes aegypti pertence à família Culicidae. A duração do ciclo de vida, em condições favoráveis, e de aproximadamente 10 dias. Diversos fatores influem na duração desse período, entre eles a temperatura e a oferta de alimentos.
OVO – Os ovos são depositados pelas fêmeas na superfície da água, ficando aderidos à parede interna dos recipientes, e daí tem início o período de incubação, que em condições favoráveis dura 2 a 3 dias, quando estarão prontos para eclodir, que quer dizer, a casca se rompe e a larva vai para a água.
A resistência à dessecação aumenta conforme os ovos ficam mais velhos, ou seja, a resistência aumenta quanto mais próximos estiverem do final de desenvolvimento embionário. Eles podem se manter viáveis por 6 a 8 meses. A fase do ovo é a de maior resistência de seu biociclo.
LARVA – As larvas são providas de grande mobilidade e têm como função primária o crescimento. Passam a maior parte do tempo alimentando-se de substâncias orgânicas, bactérias, fungos e protozoários existentes na água.
A duração de fase larval, em condições favoráveis de temperatura ( 25 a 29º C ) e de boa oferta de alimentos, é de 5 a 10 dias, podendo se prolongar por algumas semanas em ambiente adequado.
PUPA – A pupa não se alimenta, apenas respira e é dotada de boa mobilidade. Raramente é afetada por ação de larvicida. A duração da fase pupal, em condições favoráveis de temperatura é de 2 dias em média.
ADULTO – Macho e fêmea alimentam-se de néctar e sucos vegetais, sendo que a fêmea depois do acasalamento,necessita de sangue para a maturação dos ovos. Há uma relação direta, nos países tropicais, entre as chuvas e o aumento do número de vetores. A temperatura influi na transmissão da dengue. Raramente ocorre transmissão da dengue em temperatura abaixo de 16ºC . A transmissão ocorre preferencialmente em temperaturas superiores a 20ºC. A temperatura ideal para a proliferação do Aedes aegypti estaria em torno de 30 a 32ºC.


AÇÕES PEDAGÓGICAS SISTEMATIZADORAS

1ª ATIVIDADE:

PALAVRA - CHAVE: Lixo

A partir da reflexão feita dos principais dados coletados na pesquisa de campo, a turma confeccionará um cartaz sobre o lixo para expor no corredor da escola.

2ª ATIVIDADE:

PALAVRA - CHAVE: Reciclagem

A turma fará a Reciclagem de Papel. O papel pode ser reciclado com o intuito de produzir outras folhas de papel ou ainda objetos diversos, tais como cachepô, vaso, descanso de panela e copo, ímã de geladeira e até mesmo cartões de natal e aniversário. Para isso será necessário o seguinte material:
-Papel usado (jornal dá bons resultados)
-Liquidificador
-Formas de modelagem (diferentes desenhos)
-Ímãs
-Tintas (várias cores)
-Saco de tecido para coar
-Palitos de sorvete
-Bacia
-Balde
-Panos
-Jornais
Preparação da Polpa:
Pique o papel e deixe-o de molho em água por pelo menos 24 horas. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. Triture até formar um líquido grosso com consistência homogênea (polpa). Quanto mais tempo o papel ficar de molho, menos tempo leva para se conseguir esta consistência.


Confecção do Papel:
Coloque a polpa diretamente do liquidificador (sem coar) numa bacia grande. Ela deve estar bastante líquida; se for necessário, adicione água. Introduza a peneira na bacia, cobrindo-a com a polpa; Levante a peneira ainda na posição horizontal, espere escoar um pouco a água e vá apertando um tecido contra a peneira, retirando o excesso de água. Quando o material estiver bastante seco, debruce a peneira em folhas de jornal, de forma que a polpa fique em contato direto com ele. Retire a peneira cuidadosamente e deixe a folha no jornal, secando de um dia para o outro, quando estará pronto.
Para que o papel fique liso, pode ser colocado um peso em cima. Para papéis decorados, pode-se adicionar à polpa: linhas, pétalas de flores, casca de cebola ou de alho, chás diversos e outras fibras. Para colorir o papel, pode-se triturar junto papel crepom ou ainda adicionar guache ou anilina diretamente à polpa.




3ª ATIVIDADE:

PALAVRA - CHAVE: Lixo – Proliferação

Para finalizar o projeto, cada aluno deverá confeccionar um material de campanha que deverá ser divulgado em suas casas, com seus familiares. Neste, cada um deverá tentar conscientizar as pessoas sobre a importância da separação e do destino correto do lixo, pois diminuindo os criadouros, conseqüentemente diminuirá a proliferação e a transmissão da Dengue.
Proliferação é quando os mosquitos se multiplicam, quando colocam seus ovos e esses se desenvolvem. A poluição gerada pela sociedade descontrolada provoca o aumento da população de mosquitos, pois aumenta os criadouros.

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